O Melhor de Berlim – Cultura

Dando continuidade à nossa série “Memória, cultura e sabores”, hoje, vamos abordar os aspectos culturais da cidade que sabe o verdadeiro significado do que chamamos de integração cultural. A presença da Alemanha nos capítulos históricos da arte clássica aliada à recente abertura ao novo (principalmente encabeçada pela capital do país) garantem a Berlim uma posição bastante ativa no cenário artístico mundial. A cidade parece saber que as diferenças culturais agregam à criatividade artística e, por isso, hoje, além de produzir, importa arte e artistas do mundo todo.

Do erudito à arte de rua, Berlim oferece atrações para todos os gostos e bolsos. Separamos alguns pontos que, juntos, provam toda essa diversidade. Vale a pena conhecê-los:

Pelo bairro de Mitte

O bairro mais central da cidade abriga seus principais museus e instalações artísticas, como a Ilha dos Museus e o Staatsoper, por exemplo. A casa de ópera da companhia Staatsoper Berlin, localizada na famosa Unter den Linden, é um dos espaços dedicados à arte mais antigos de toda Alemanha. Atualmente, o teatro exibe peças de concerto, óperas e balés (clássicos e contemporâneos). Além de sua casa principal, a companhia ainda exibe outros espetáculos no Deutsche Oper Berlin, localizado no bairro de Charlottenburg.

Ainda por Mitte e pelas artes clássicas, não podemos deixar de citar a Filarmônica de Berlim. Considerada uma das melhores orquestras do mundo, a Filarmônica possui sua própria casa de concerto localizada próximo à Potsdamer Platz, bem ao lado do Tiergarten. A arquitetura do teatro também é um espetáculo à parte. A moderna estrutura de formato um tanto quanto diferente, projetada por Hans Scharoun, garante ao público a melhor acústica que a arquitetura contemporânea poderia oferecer.

Por Prenzlauer Berg

O novo e o velho coabitam em perfeita harmonia no bairro em que a população majoritariamente jovem reside nos antigos prédios sobreviventes aos bombardeios. Por se localizar em uma área menos afetada pela guerra, a arquitetura antiga ainda prevalece no bairro, ao passo em que a população jovem recheia as construções e esquinas com muita arte e modernidade. Se ficar preso à uma única atração dentro de um ambiente formal e fechado não é muito a sua praia e, ao invés disso, você prefere relaxar ao ar livre enquanto aprecia inúmeras apresentações artísticas ao mesmo tempo, talvez o Mauerpark seja o lugar certo pra você. Descolado demais pra limitarmos ao rótulo de “jovem”, o espaço é ponto de encontro para públicos e artistas de todos os tipos e idades. Além de músicas, danças e performances, rola um mercado a céu aberto bem diversificado, onde você encontra comidas e bebidas (tradicionais ou veganas), além de diversos artigos de brechó, como câmeras antigas, roupas, discos, objetos de decoração etc. Importante dizer também que todas essas atrações podem ser experienciadas durante os domingos de primavera, verão e outono e, mais confortavelmente ainda, em dias de sol.

Pelo bairro de Kreuzberg

Não há como falar de cenário alternativo sem falar sobre Kreuzberg. O que antes era considerado apenas como um bairro pouco afastado do centro, hoje, é praticamente uma galeria a céu aberto. Por estar localizado na antiga parte de Berlim pertencente aos Estados Unidos (durante a Alemanha dividida no pós-guerra), o bairro serviu, através de seus habitantes, como grande porta de entrada para a globalização cultural, justificando, assim, a pluralidade artística do local. Aqui, você encontra famosos grafites espalhados por muros e paredes, entre eles uma obra dos brasileiros “Gêmeos”, intitulada “yellow man”.

Por Friedrichshain

Leu nossa matéria sobre a história de berlim e vai conhecer o East Side Gallery? Então aproveita e dá uma passadinha num espaço bem legal, não muito longe dali. O Urban Spree, espaço de 1700 m² dedicado à cultura urbana, é um mix de exposições, instalações artísticas, oficinas, concertos, loja de arte e um grande Biergarten. Com ambiente descontraído e uma curadoria bem bacana, é um excelente local para quem quer mergulhar em arte de maneira informal, porém, sem perder qualidade.

Gostou de nos acompanhar nessa viagem cultural? Quer conhecer tudo isso e muito mais pessoalmente? Fale com a gente através do contato@bordejo.com. Nós teremos prazer em te guiar! 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: